segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Joaquim Belfort Corrêa da Silva

ESCRITOR
Dados Biográficos
Nascido em Lisboa, em 14 de Junho de 1908. Falecido em 10 de Junho de 1979.
Árvore de Costados
Filho do Oficial da Armada Henrique Monteiro Corrêa da Silva e de Dona Maria do Carmo de Sousa Belfort. Neto paterno do Conde do Paço d´Arcos, Carlos Eugênio Corrêa da Silva e de Dona Emília Angélica de Castro. Neto materno de Joaquim Gomes de Sousa Belfort e de Dona Maria Clara dos Reis Rodrigues. Bisneto materno de Francisco Marques da Silva e Sousa Belfort e de Dona Juliana Rosa da Conceição Marques.
Cargo Público

Chefe dos Serviços de Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Pseudônimo

Joaquim Paço d´Arcos.
Obra

Autor de numerosas obras de romance, novela, teatro e conferências, destacando-se as primeiras as que formam o Ciclo da Comédia da Vida Lisboeta, encetado por Ana Paula, de que o mais recente é “A Corça Prisioneira”.
Casamentos

Casado, em 1ª Núpcias, em 8 de Dezembro de 1932, com Dona Maria Cândida da Silveira e Lorena de Magalhães Corrêa, nascida em 27 de Maio de 1909 e falecida em 14 de Agosto de 1945, filha de Luiz Antonio de Magalhães Corrêa, Contra Almirante, Governador Colonial e Ministro da Marinha, e de Dona Leonor Tomásia da Silveira e Lorena. Com Geração.
Casado, em 2ª Núpcias, em Lisboa em 20 de Fevereiro de 1949, com Dona Maria da Graça Spencer de Moura Braz, nascida em Lisboa em 20 de Fevereiro de 1919, filha do Oficial da Armada Augusto Moura Braz e de Dona Maria das Dores Spencer. Com Geração.



Fontes


Túmulos Armorias

Carlos Eduardo Barata


Genea Portugal


Pesquisa

Anamaria Nunes







Um comentário:

Paulo Rydlewski disse...

Joaquim Belford Corrêa da Silva, Joaquim Paço d'Arcos, eu o conheci muito bem, amigo do meu avô Carlos Alberto Pinto de Vasconcellos e de minha mãe Emilia Eulália Penella de Vasconcellos, Joaquim, homem elegante, cavalheiro, gentil, de uma elegância impar, grande escritor, no seu livro "Memórias da Minha Vida e do Meus Tempos", ele fala dos meus trisavós e dos meus avós, minha mãe e outros parentes.