domingo, 30 de novembro de 2008

Manuel Antonio Leitão Bandeira

OUVIDOR GERAL DO MARANHÃO
CORREGEDOR E PROVEDOR DA COMARCA
Dados Biográficos

Nascido em 9 de Junho de 1749, na freguesia de Santa Maria de Bragança e aí foi baptizado a 23 do mesmo, sendo padrinhos o Dr.Manuel de Almeida e Carvalho, Dezembargador do Paço, residente em Lisboa que foi representado por João Ferreira Sarmento Pimentel, Fidalgo da Casa Real e sua mulher D.Inês de Mariz Sarmento. Faleceu a 1 de Novembro de 1827 e foi sepultado na Igreja de Santa Ana de São Luís do Maranhão.
Árvore de Costados
Filho de António Gomes Leitão Bandeira e de sua mulher D.Joaquina Eugénia Mariana de Campos.
Pequena Biografia
Bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra, exerceu em Portugal, no exercício da Magistratura, o cargo de Juiz de Fora de Penela desde 12 de Outubro de 1781. Em 22 de Outubro de 1784 foi nomeado Ouvidor-Geral da Capitania do Maranhão (Brasil), tendo chegado a São Luís em 1785, exercendo também os cargos de Corregedor e Provedor da Comarca do Maranhão, sendo mais tarde nomeado Provisor das Fazendas dos Defuntos e Ausentes da mesma Capitania. A 3 de Outubro de 1795 foi-lhe concedida uma sesmaria de terra, de três léguas de comprido por uma de largo, na mesma Capitania do Maranhão.
De sua autoria contam-se:
"Memória Hisórico-Apologética da Conduta do Bacharel Manuel António Leitão Bandeira", existente na Biblioteca Nacional de Lisboa.
"Brinde Poético ao Grande Monarca Jorge II, Rei do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda".
"Discursos substanciando as Reflexões Ponderadas na Carta que dirigiu para Portugal a seu Sobrinho em 1 de Março de 1808 e outros Discursos em Cartas dirigidas ao Rei de Inglaterra e ao Conde de Linhares" além de outros trabalhos existentes na Biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro.
Casamento
Casou em São Luís do Maranhão em 2 de Fevereiro de 1790 com D.Maria Joaquina Vieira Belford, nascida na mesma cidade a 8 de Dezembro de 1768, e falecida em 1 de Janeiro de 1853, filha do Cirurgião Mor Leonel Fernandes Vieira e de sua mulher D.Francisca Maria Belfort.
Com geração.

As informações sobre a descendência de
Dona Maria Joaquina Vieira Belfort
são fruto da Pesquisa de
Filipe Pinheiro de Campos
Pesquisa
Anamaria Nunes

Nenhum comentário: