domingo, 30 de novembro de 2008

Ignácio Gabriel Lopes Furtado

CAPITÃO MOR
PROVEDOR DA REAL FAZENDA DO MARANHÃO
Dados Biográficos

Natural do Porto. Falecido em 10 de Dezembro de 1756, em São Luís.
Árvore de Costados

Filho de Jeronymo Lopes de Araújo e de Dona Michaella do Rosário.
Testemunha de Casamento

Esteve presente ao casamento de Lourenço Belfort e Dona Anna Thereza Marques da Silva e serviu de Testemunha.
Arquivo Ultramarino
Encontramos dois documentos referentes ao Piauí:
1745, Outubro, 12
CARTA do provedor-mor da Fazenda Real do Maranhão, Inácio Gabriel Lopes Furtado, ao rei [D. João V], sobre a quantia descontada no ordenado do ouvidor-geral do Piauí, Matias Pinheiro da Silveira Botelho, por conta das ajudas de custo dadas a quando da sua partida para a capitania. Anexo: 3 docs. (
Documento: 25969)
1745, Outubro, 28
CARTA do provedor-mor da Fazenda Real do Maranhão, Inácio Gabriel Lopes Furtado, ao rei [D. João V], sobre a falta de informação do preço da arrematação do contrato dos dízimos reais do Piauí, no triénio 1743 a 1745 (
Documento: 25970)
Casamento

Casado com Dona Josefa Maria da Encarnação. Nascida em 3 de Fevereiro de 1724. Falecida em 30 de Dezembro de 1773, em São Luís. Filha do Capitão Phillipe Marques da Silva e de Dona Rosa Maria do Espírito Santo. Dona Josefa requereu, em 1773, confirmação de Carta de Sesmaria no Itapecuru.
Arquivo Ultramarino

Em 3 de Julho de 1773, Josefa Maria Marques fez requerimento ao Rei Dom José I pedindo confirmação de carta de sesmaria junto ao rio Itapecuru. (Documento 9508)
Foram Pais, que descobri, de pelo menos Dona Maria Micaela Furtado, casada em 1ª Núpcias, com o seu primo irmão, Lourenço Belfort, já falecido em 1784, filho de Lourenço Belfort e de Dona Anna Theresa Marques da Silva.
Arquivo Ultramarino

27 de Julho de 1791
Requerimento de Maria Micaela Furtado à Rainha Dona Maria I solicitando prov. a ser destinada ao desor. e Juiz de Fora, a fim de que se possa concluir o inventário dos bens deixados por seus avós, o Capitão Filipe Marques da Silva e Rosa Maria do Espírito Santo. Em anexo: 2 requerimentos. (Caixa 78 - Doc:06657
)
Casada, em 2ª Núpcias, em 8 de Dezembro de 1784, com Dr. Julião Francisco Xavier da Silva Monclaro, viúvo de Dona Rosa de Mendonça. (Livro 2, Mártires – Fls. 24 - Pesquisa de Filipe Pinheiro de Campos)
Fonte
Casa de Belfort
John Wilson da Costa
Pesquisa
Anamaria Nunes
Colaboração
Filipe Pinheiro de Campos

Manuel Antonio Leitão Bandeira

OUVIDOR GERAL DO MARANHÃO
CORREGEDOR E PROVEDOR DA COMARCA
Dados Biográficos

Nascido em 9 de Junho de 1749, na freguesia de Santa Maria de Bragança e aí foi baptizado a 23 do mesmo, sendo padrinhos o Dr.Manuel de Almeida e Carvalho, Dezembargador do Paço, residente em Lisboa que foi representado por João Ferreira Sarmento Pimentel, Fidalgo da Casa Real e sua mulher D.Inês de Mariz Sarmento. Faleceu a 1 de Novembro de 1827 e foi sepultado na Igreja de Santa Ana de São Luís do Maranhão.
Árvore de Costados
Filho de António Gomes Leitão Bandeira e de sua mulher D.Joaquina Eugénia Mariana de Campos.
Pequena Biografia
Bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra, exerceu em Portugal, no exercício da Magistratura, o cargo de Juiz de Fora de Penela desde 12 de Outubro de 1781. Em 22 de Outubro de 1784 foi nomeado Ouvidor-Geral da Capitania do Maranhão (Brasil), tendo chegado a São Luís em 1785, exercendo também os cargos de Corregedor e Provedor da Comarca do Maranhão, sendo mais tarde nomeado Provisor das Fazendas dos Defuntos e Ausentes da mesma Capitania. A 3 de Outubro de 1795 foi-lhe concedida uma sesmaria de terra, de três léguas de comprido por uma de largo, na mesma Capitania do Maranhão.
De sua autoria contam-se:
"Memória Hisórico-Apologética da Conduta do Bacharel Manuel António Leitão Bandeira", existente na Biblioteca Nacional de Lisboa.
"Brinde Poético ao Grande Monarca Jorge II, Rei do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda".
"Discursos substanciando as Reflexões Ponderadas na Carta que dirigiu para Portugal a seu Sobrinho em 1 de Março de 1808 e outros Discursos em Cartas dirigidas ao Rei de Inglaterra e ao Conde de Linhares" além de outros trabalhos existentes na Biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro.
Casamento
Casou em São Luís do Maranhão em 2 de Fevereiro de 1790 com D.Maria Joaquina Vieira Belford, nascida na mesma cidade a 8 de Dezembro de 1768, e falecida em 1 de Janeiro de 1853, filha do Cirurgião Mor Leonel Fernandes Vieira e de sua mulher D.Francisca Maria Belfort.
Com geração.

As informações sobre a descendência de
Dona Maria Joaquina Vieira Belfort
são fruto da Pesquisa de
Filipe Pinheiro de Campos
Pesquisa
Anamaria Nunes

Viriato Bandeira Duarte

MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA
CAVALEIRO FIDALGO DA CASA IMPERIAL
Dados Biográficos
Nascido em 21 de Julho de 1819, em São Luís.
Árvore de Costados
Filho do Conselheiro do Império Francisco de Paula Pereira Duarte e de Dona Carlota Joaquina Belfort Leitão Bandeira. Neto paterno do Sargento Mor Manoel Pereira Duarte e de Dona Joana Jacintha Cláudia de Freitas. Neto materno do Ouvidor Manoel Antonio Leitão Bandeira e de Dona Maria Joaquina Vieira Belfort. Bisneto materno de Antonio Gomes Leitão Bandeira e de Dona Joaquina Eugenia Mariana de Campos. Bisneto materno do Cirurgião Mor Leonel Fernandes Vieira e de Dona Francisca Maria Belfort. Terceiro neto materno de Lourenço Belfort e de Dona Anna Thereza Marques da Silva.
Casa Imperial

Moço Fidalgo com exercício no Paço.
Distinções
Oficial da Imperial Ordem da Rosa.
Ministério

Nomeado Ministro Adjunto do Conselho Supremo Militar em 5 de Abril de 1880.
Nomeado Ministro do Supremo Tribunal de Justiça em 4 de Dezembro de 1886.
Formação Intelectual

Formou-se em Direito pela Faculdade de Olinda em 1840.
Magistratura

Juiz Municipal em São Luís do Maranhão.
Juiz de Direito da Comarca de Cuiabá, de Coroatá, de Itapecuru.
Juiz da 1a Vara do Crime do Maranhão.
Tribunal da Relação

Desembargador da Relação do Maranhão em 24 de Julho de 1872.
Removido para Ouro Preto em 6 de Novembro de 1873, por ocasião de sua criação.
Removido para a Corte em 31 de Janeiro de 1877.
Presidente da Relação de Ouro Preto.
Auditor da Marinha

Auditor Geral da Marinha.
Chefe de Polícia

Chefe de Polícia da Província de Mato Grosso.
Chefe de Polícia da Província do Maranhão.
Vida Política

Deputado à Assembléia Geral Legislativa pela Província de Mato Grosso.
Deputado à Assembléia Geral Legislativa pela Província do Maranhão.
Deputado à Assembléia Geral Legislativa pela Província de Mato Grosso.
Aposentadoria
Aposentado em 21 de Março de 1891.
Casamentos

Casado, em 1ª Núpcias, em São Luís do Maranhão, em 8 de Junho de 1841, com Dona Rosa de Viterbo Gomes da Silva Belfort, falecida em 10 de Outubro de 1858, filha de Manuel Gomes da Silva Belfort, Barão de Coroatá, neta do Capitão Felipe Marques da Silva e bisneta do Mestre de Campo Antonio Gomes de Sousa. Foram Pais de 8 filhos: Carlota Augusta, Maria Bárbara, Dr. Viriato, Rosa, Emílicia, Dr. Francisco de Paula, Horácio e José Belfort Duarte.
Casado, em 2ª Núpcias, em 17 de Setembro de 1859, com Dona Marianna Fortunata da Silva Maia, viúva de Manoel Felix Pereira Junior, e filha de José Antonio da Silva Maia. Foram Pais de: Carolina Bandeira Duarte, nascida no Rio de Janeiro. Batizada na Freguesia de Sant´Anna, e casada com Ajax Lobo.

Fonte
Casa dos Belfort
John Wilson da Costa
Pesquisa
Anamaria Nunes

Mário Henrique Simonsen

MINISTRO DE ESTADO
ECONOMISTA
Dados Biográficos

Nascido em 19 de Fevereiro de 1935, no Rio de Janeiro. Falecido em 9 de Fevereiro de 1997, no Rio de Janeiro.
Árvore de Costados
Filho de Mário Simonsen e de Dona Carmem Araújo Belfort Roxo. Neto materno do Dr. Henrique de Brito Belfort Roxo e de Dona Digême Paiva de Araújo. Bisneto materno do Dr. Raimundo Teixeira Belfort Roxo e de Dona Maria Fausta de Brito. Bisneto materno do Tenente Coronel Pedro de Castro e Araújo e de Dona Delfina Paiva. Bisneto materno do Desembargador Luiz Barbosa Accioli de Brito. Terceiro neto materno de José Rodrigues Roxo e de Dona Maria Rita Teixeira Vieira Belfort. Quarto neto materno do Coronel José Joaquim Vieira Belfort e de Dona Maria Tereza Teixeira. Quinto neto materno do Cirurgião Mor Leonel Fernandes Vieira e de Dona Francisca Maria Belfort. Quinto neto materno de Caetano José Teixeira e de Dona Rosa Maria Serra.
Vida Militar

Oficial da Reserva da Marinha
Formação Intelectual

Formado em Engenharia Civil e em Economia, com especialização em Engenharia Econômica.
Consultorias

Atuou como Consultor de inúmeras empresas privadas.
Fundação Getúlio Vargas

Ligou-se à Fundação Getúlio Vargas onde ocupou várias funções passando a dirigir a Escola de Pós-Graduação em Economia a partir de 1965.
Política Econômica

Consagrado como técnico desde o início da sua carreira participou ativamente da instituição da correção monetária, da formulação da política salarial e de diversos estudos vinculados às áreas cambial, industrial e habitacional, em particular no Governo do Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.
Mobral

Esteve à frente da Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização durante o Governo do Presidente Emílio Garrastazu Médici.
Ministério da Fazenda

Convidado pelo Presidente Ernesto Geisel para exercer o cargo de Ministro da Fazenda executou com firmeza uma política econômica destinada a enfrentar a crise internacional decorrente da elevação abrupta dos preços do petróleo em 1973 obtendo-se índices satisfatórios de crescimento do produto real e dos níveis de emprego desde então ao mesmo tempo em que se superava com êxito a inflação reprimida aguda existente no início de 1974.
Dada a prioridade do Balanço de Pagamentos traçou uma estratégia de substituição de importações de insumos básicos e de revigoramento da política de comércio exterior, concedeu financiamentos às exportações as quais se elevaram de US$ 6.198 mil dólares (1973) para US$ 12.659 mil dólares (1978) com significativa presença dos produtos manufaturados onde tiveram lugar de destaque os incentivos estabelecidos pela CIEX - e pela BEFIEX além das rodadas de negociações no âmbito do GATT - Acordo Geral de Tarifas Aduaneiras e Comércio - paralelamente aos acordos com os EUA (crédito-prêmio do IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados).
Escola de Administração

Consolidou com o desenvolvimento de novos cursos a formação de recursos humanos a cargo da Escola de Administração Fazendária (ESAF).
Política Fiscal

Com ampla participação de todos os segmentos da sociedade, notadamente a área empresarial, aperfeiçoou a política fiscal introduzindo o sistema de bases correntes no imposto de renda além de obter do Congresso Nacional a nova Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404 de 15.12.1976) e criar a Comissão de Valores Mobiliários.
Esta entidade autárquica vinculada ao Ministério da Fazenda (Lei nº 6.385 de 07.12.1976) visava fortalecer o mercado brasileiro de capitais e o sistema da livre empresa.
Ministério de Planejamento
Em 1979 ocupou o Ministério do Planejamento por cerca de cinco meses no Governo do Presidente João Baptista de Oliveira Figueiredo.
A Obra Técnica

Escreveu vários livros sendo que na sua bibliografia destaca-se o seguinte:
Teoria microeconómica
3ª ed. Rio de Janeiro Fundação Getúlio Vargas 1977.
Macroeconomia
4ª ed. Rio de Janeiro APEC Ed. 1978-79.
Ministério da Fazenda

Ocupou o Ministério da Fazenda
O Brasileiro do Século
Eleito em 3º lugar, com 56,41% dos votos, no concurso promovido pela Revista Isto É.
A Homenagem

Discurso do Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, na cerimônia “Mario Henrique Simonsen – Um Brasileiro”.
Dados extraídos da biografia organizada pela
Fundação Getúlio Vargas
Pesquisa
Descendência dos Belfort Roxo
Guilherme Serra Alves Pereira
Frederico Grinberg Jr.
Anamaria Nunes